Agenda Paroquial:

domingo, 22 de junho de 2014

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO - O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU


Um dos sofrimentos maiores do mundo contemporâneo é o da fome. Como recentemente dizia o Papa Francisco, há mais de mil milhões de pessoas com falta de alimento, muitas delas mesmo morrendo á fome, enquanto há idêntico número de pessoas com obesidade pelo abuso no comer e no beber. Além disso, quanto desperdício nas refeições que se servem pelo mundo inteiro. Os alimentos que se deitam fora no primeiro mundo eram suficientes para suportar o alimento dos pobres no terceiro mundo. Apesar deste drama da fome, há um drama maior na falta de valores. SEGUINDO OS VALORES DO EVANGELHO, a justiça e a paz, as pessoas eram capazes de repartir o que tinham para que fosse possível alimentar todos os povos do mundo. A fome espiritual só pode ser contrariada com a mudança do coração. E o coração também se renova com o pão descido do céu.
A Festa do Corpo de Deus faz parte da tradição das comunidades em Portugal. Em muitas cidades a procissão do Santíssimo é organizada pelas Câmaras Municipais e é toda a população que se associa à adoração do Santíssimo quando Ele passa em cortejo pelas ruas da terra. Esta tradição revela o sentimento cristão do povo português que tem no Santíssimo Sacramento uma referência profunda. Não é por acaso que em muitos castelos da Idade Média, em Portugal, se vêem os símbolos da Eucaristia. Prestar culto ao Santíssimo Sacramento é a marca da devoção do Povo ao Pão da vida, à Eucaristia que o Senhor instituiu.
Para matar a fome ao Povo hebreu, que caminhava no deserto, o Senhor fez descer o maná. Todos ficaram saciados, mas este pão  não os libertou da morte. Todos comeram do maná e morreram. Jesus prometeu um alimento diferente, o seu Corpo e Sangue, o pão vivo descido do céu. Ao prometer a Eucaristia, no seu Corpo que dá a comer, Jesus garante três coisas: que todos os que comungarem, permanecerão unidos a Ele, viverão da sua vida para caminharem na perfeição e não morrerão jamais, com Ele ressuscitarão.
Os cristãos participam em cada domingo na Eucaristia e alimentam-se deste pão descido dos céus. Que consequências tem ele, porém, para as suas vidas? A resposta é dada pelo Vaticano II, no documento sobre Liturgia: a Eucaristia, isto é, a participação no Corpo e no Sangue de Jesus “é sinal de unidade, é vínculo de amor, é sacramento de piedade, é banquete de alegria pascal e memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo” (SC 47). De facto, quem comer deste pão viverá eternamente.
Monsenhor Vítor Feytor Pinto (in Revista Liturgia Diária, ed. Paulus)