Agenda Paroquial:

sábado, 1 de fevereiro de 2014

1718-2014. E a Peregrinação Penitencial continua à Senhora dos Milagres

Quando a Lava Engoliu a Terra e o Mar


     1 de Fevereiro de 1718.  Freguesias de Santa Luzia e Bandeiras, Ilha do Pico. “Se sentiram por muitos dias grandes tremores de terra, e uns estrondos tão espantosos…a que elles chamam trovões secos” (Anónimo, 1881). “Quatro boccas na fralda da montanha do Pico, entre as freguesias de Santa Luzia, e das Bandeiras” (Macedo, 1981a). “N’aquella noite (1 de Fevereiro) começou o fogo a correr, e em menos de seis horas chegou o fogo ao mar” (Macedo, 1981a).
        Ambas as populações viram a lava a descer a encosta. Pediram a Deus que desviasse aquele rio de lava das suas pobres e humildes casinhas. O lava escorreu entre as duas freguesias, formando o Mistério de Santa Luzia. Provocou estragos apenas em algumas adegas na localidade do Cachorro, junto ao Mar. Lá estava já construída a ermida de Nossa Senhora dos Milagres, datada de 1682. A escoada lávica que percorrera cerca de 9 kms até ao mar, passou junto à ermida sem lhe tocar. Desde então, no dia 2 de Fevereiro, as populações de Santa Luzia e das Bandeiras, saem das suas igrejas paroquiais, em peregrinação com o crucifixo, encontrando-se na ermida de Nossa Senhora dos Milagres. Alunos destas freguesias têm dispensa da Escola para integrarem esta peregrinação. Todos em conjunto, agradecem à Mãe de Deus de os ter poupado e pedem ajuda para que os protejam das forças da Natureza.
        Para além das adegas destruídas, arrasou vinhas e terras de mato. Contavam os idosos, que  uma terra onde pastava um boi que seria oferenda numa Promessa do Espírito Santo,  foi circundada pela lava, tendo o gado à volta morrido e tendo este boi sobrevivido. Muitas outros pequenos "milagres" (ou coincidências para alguns) aconteceram....
       Na vizinha ilha do Faial, na freguesia da Praia do Almoxarife, saíram em procissão até ao mar com a imagem de Santo Cristo, para pedir que aquele fogo que entrava mar a dentro não chegasse até eles!

Do Blogue Ser ou Não Ser Verdade