Agenda Paroquial:

terça-feira, 21 de maio de 2013

Vencendo as dificuldades

O meu maior defeito, nos
tranquilos dias da infância, consistia em desanimar com demasiada facilidade,
quando uma tarefa qualquer me parecia difícil. Eu podia ser tudo, menos um
menino persistente.

Carta noite o meu entregou-me uma
tábua de pequena espessura e um canivete. Pediu-me que, com este, riscasse,
cada dia, uma linda a toda largura da tábua. Obedeci às suas instruções e, em
seguida, tábua e canivete foram fechados na escrivaninha do meu pai.

A mesma coisa foi repetida nas
noites seguintes; ao fim de uma semana eu não aguentava mais de curiosidade.

A história continuava. Cada
noite eu tinha que riscar com o canivete, uma vez, pelo sulco que se
aprofundava.

Chegou por fim um dia em que
não havia mais sulco. O meu último e leve esforço cortara a tábua em duas.

O meu pai olhou longamente
para mim, e depois disse:

- Tu nunca acreditarias que isto fosse possível, com tão
pouco esforço, não é verdade? Pois o êxito ou fracasso da tua vida não depende
tanto de quanta força colocas numa tentativa, mas da persistência e
perseverança com que fizeres as coisas!

Foi esta uma lição impossível de esquecer, e que mesmo um
miúdo de dez anos aproveitou!