Agenda Paroquial:

terça-feira, 2 de abril de 2013

Começar desde pequenino

Alexandre, 13 anos, tem um irmão e uma irmã mais novos. Está no oitavo ano e conta a sua ainda breve experiência religiosa.

Eu vou à missa com a minha família. Gosto muito e às vezes também participo. Porém, não gosto da homilia que faz o meu pároco, porque é muito longa. E depois repete-se muito.

Por ocasião das grandes festas, sobretudo no Natal e na Páscoa, as missas são mais alegres. Sinto
também que as pessoas estão mais contentes.

Vou à missa porque sou cristão: acredito em Deus. Foi Ele quem nos criou e graças a Ele todas as
coisas existem. Foi Ele quem nos deu Jesus Cristo.

Ando na Catequese

Gosto de ir à catequese, porque lá encontro outros jovens. Não tenho vergonha de ir, mesmo se alguns colegas não compreendem que eu prefiro ir à catequese, em vez de sair a passear com eles. Encontro ali amigos que não frequentam a minha escola e com quem me dou bem.

Reunimo-nos todas as semanasao sábado à tarde, para falar de religião e de muitos outros assuntos que nos preocupam. O nosso catequista é fixe. Também organizamos saídas. O ano passado, no mês de Maio, fomos em peregrinação a Fátima. Gostei muito, sobretudo a visita à capela das aparições, à igreja da Santíssima Trindade e a Aljustrel.
Fizemos a Via-sacra, preparada por nós. Havia muita gente. Tivemos uma missa só para nós; estávamos muito perto do altar, víamos tudo. Gostei muito.

Foi em criança que comecei a frequentar a catequese. Nunca mais a deixei. Recordo-me de não ter compreendido porque me davam presentes, quando fiz a primeira comunhão. O importante para
mim é receber a hóstia em todas as missas às quais eu vou.

Eu penso que o melhor para acreditar em Deus é começar desde muito pequeno. Não sabemos muito bem para onde nos levam, mas confiamos nos nossos pais. Se para ele ir à igreja é importante e gostam de nos levar com eles, é certamente porque se trata de uma coisa boa para sermos felizes.

Quero continuar a ser cristão.
Jesus Cristo é o único que nos aponta qual o caminho do bem. E é o único que
nos pode dizer: «Tu viverás para sempre!»