Agenda Paroquial:

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Super Mário


Se, nos idos tempos da presidência, Mário Soares se fez transportar numa infeliz (mais precisamente tornada infeliz perante as circunstâncias) e centenária tartaruga algures nas Seychelles (se a memória não me falha, e eu acho que não falha, pois se há imagens que atormentaram a minha pré-adolescência uma delas foi a do político gordo em cima da tartaruga. A outra foi, obviamente, a do José Cid, homem de pêlo farto, deitado no sofá em nu, enquanto tapava as partes com um disco de ouro), nos dias que correm Mário Soares não tem tempo a perder. A idade não perdoa, e Mário Soares fez o seu motorista saber disso. Enquanto "montado" num carro que custa para cima de € 100.000 (para alívio de milhares de tartarugas por esse mundo fora), Mário Soares fez-se transportar à velocidade de 199 quilómetros/ hora. E eu, pela primeira vez em 34 anos, concordo com o senhor. Então ter uma máquina daquelas, ainda por cima não sendo nossa (diz que pertence à Direcção-Geral do Tesouro e das Finanças, e eu gostava de compreender tal relação), e andar devagar? A 120? Isso é para o povo, aquele que paga as multas. O Dr. Mário Soares não está para isso. O Dr. Mário Soares diz que o Estado é que paga a multa. E eu acho bem. Afinal não andamos nós a pagar, há anos, as merdas que os políticos vão fazendo (Dr. Mário Soares incluído)? O que é que são mais € 300,00?
Agora, claro que fazendo isso, não pode é depois aparecer a dizer coisas como: "É que as pessoas estão a ficar desesperadas, é que há pessoas a passarem fome. Isto não é literatura, é a verdade". Não pode. Parece mal. Porque, citando um ex-político (que pode alegar insanidade, pois pode, e um bocadinho de senilidade, mas que não pode gozar com a cara das pessoas nem ser incoerente): "porque é que aceitamos todas as roubalheiras e aceitamos tudo o que nos dizem? Bem, isso não pode ser". Afinal, parece que pode.