Agenda Paroquial:

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Maestro Emílio Porto partiu...




Publicado na Sexta-Feira, dia 13 de Abril de 2012, em Actualidade
O maestro do Grupo Coral das Lajes do Pico, Manuel Emílio Porto, faleceu durante um ensaio na noite de quarta-feira, sendo que o seu funeral tem lugar hoje, sexta-feira, na freguesia da Ribeirinha na ilha do Pico.
Recorde-se que o maestro dirigia o Grupo Coral das Lajes do Pico desde a sua fundação, há 28 anos, e que na noite do último sábado participou no concerto da Lira Açoriana com os Grupos Corais da Horta e das Lajes do Pico. Este espectáculo encerrou com os “Olhos pretos” num arranjo com a sua particular assinatura.
Segundo o livro “25 anos a cantar - Grupo Coral das Lajes do Pico”, o maestro nasceu a 20 de Dezembro de 1935, na Ribeirinha do Pico, onde permaneceu até completar o ensino primário.
Deslocou-se para a ilha Terceira para frequentar o Seminário Diocesano de Angra do Heroísmo, onde se formou em Teologia, em 1962.
Recebeu as Ordens Sacras, serviu a Igreja, primeiro na actividade paroquial e posteriormente como capelão militar em Angola, até ao final de 1975.
Um ano depois dedicou-se ao ensino sendo que, para melhor desenvolver a sua actividade como professor de Educação Musical que exerceu até à reforma, em 2004, adquiriu o Complemento de Habilitações em Educação Musical, na Escola Superior de Setúbal.
Foi ainda deputado nas duas primeiras legislaturas da Assembleia Regional dos Açores.
Na área musical, e ainda enquanto estudante, criou e dirigiu capelas litúrgicas e pequenos grupos corais, nomeadamente em S. Caetano, (Pico), em Cabinda e Sanza Pombo (Angola).
Em 1983, formou o Grupo Coral das Lajes, que na sua actividade, ao longo de 25 anos, deixou parte do seu repertório registado em três CD’s.
O seu trabalho de compositor reúne temas sacros mas também de música tradicional e nova açoriana, e publicou os livros “Senhor, Levanta os Teus Olhos” (1999) e “O Meu Cancioneiro” (2001).
Em 2001, foi agraciado com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Jorge Sampaio, e, em 2008, com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, pela Assembleia Regional dos Açores.

Jornal A União (da Diocese de Angra)