Agenda Paroquial:

terça-feira, 3 de abril de 2012

Chocolate e ovinhos! Haja moderação...


Páscoa pode contribuir para obesidade


Páscoa pode contribuir para obesidade
O consumo de ovos de chocolate e amêndoas doces em excesso é prejudicial à saúde e contribui para o aumento de peso, cáries dentárias e outros distúrbios relacionados como o aumento da glicemia. «Os pais devem ter atenção que, embora possam oferecer às crianças doces em ocasiões especiais, tais como aniversários e épocas festivas, estes devem ser sempre consumidos com moderação. Na Páscoa, devem limitar o consumo de doces a apenas um ovo de chocolate por criança, de preferência os de chocolate negro, em que um ovo pequeno, de +/- 20g, contém 100Kcal, ao passo que um ovo de igual peso, mas enriquecido com leite, apresenta 115Kcal e maior aporte de gordura. Em alternativa ao ovo de chocolate, poderá oferecer cinco amêndoas doces», afirma Rita Talhas, dietista do Centro da Criança do hospitalcuf descobertas, num comunicado enviado às redações.
E acrescenta: «A grande quantidade de gordura e açúcar presente nos chocolates pode também provocar casos de diarreia e irritações na pele e no estômago, pelo que o seu consumo deve ser controlado, e desaconselhado em crianças no primeiro ano de vida».
A dietista recomenda ainda que «deve observar o rótulo dos ovos de chocolate e amêndoas doces antes de os levar para casa, principalmente se a criança apresenta intolerância à lactose ou ao glúten, pois geralmente são produtos alimentares que contêm estes dois ingredientes na sua composição». O chocolate também tem benefícios, já que proporciona sensação de bem-estar devido ao seu efeito estimulador da produção interna de hormonas relaxantes. Além disso, é uma fonte de cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas, pelo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o seu consumo, principalmente aos desportistas, mas limitado a 30g de chocolate preto por dia.
«Em Portugal, estima-se que 31,5% das crianças tenham excesso de peso e que, destas, cerca de 11% sejam obesas. Os erros alimentares e o sedentarismo são as principais causas de obesidade infantil, pelo que, nestas épocas festivas, o cuidado com a preparação e confeção das refeições e o aumento da atividade física das crianças deve ser valorizado», conclui o comunicado.
do Sapo