Agenda Paroquial:

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O SENTIDO DA VISITA PASTORAL

A Visita Pastoral é a visita por excelência do Pastor da Igreja local e sucessor dos Apóstolos que, por isso, nos merece a maior reverência, permite reconhecê-lo claramente como o pregador do Evangelho, o pastor, o doutor, o grande sacerdote do rebanho. À Visita Pastoral ordinária estão sujeitas as pessoas, as instituições católicas, as coisas e os lugares sagrados, que se encontram dentro dos limites da Diocese (CIC 397).
A Visita Pastoral é obra apostólica, acontecimento de graça, que reproduz a imagem daquela singular e verdadeiramente admirável visita pela qual «o Príncipe dos Pastores» (l Ped 5, 4), Bispo das nossas almas (l Ped 2, 25), Cristo Jesus, visitou e realizou a redenção do Seu Povo (cf. Lc l, 68).
Pela Visita Pastoral, o Bispo apresenta-se como visível princípio e fundamento da unidade na Igreja particular que lhe está confiada (cf. LG 23). É uma oportunidade do nosso Bispo trazer conforto e estimulo aos obreiros do Evangelho, de ver com os seus próprios olhos as dificuldades da evangelização e do apostolado, de verificar o plano de acção pastoral orgânica, de chegar até aos corações dos irmãos, de estimular energias talvez enfraquecidas e, finalmente, de chamar todos os fieis à consciência de si mesmos e à mais diligente actividade apostólica. A Visita Pastoral destina-se mais a ajudar do que a julgar.
Tendo sempre diante dos olhos a figura de Jesus Bom Pastor, o Bispo apresenta-se não em «sublimidade de linguagem» (l Cor 2, 1), nem se vangloriando em palavras e obras, mas animado do espírito de Jesus Cristo e como imitador da Sua humildade, benignidade, disponibilidade e arte de ouvir e atrair os ouvintes; a finalidade da Visita Pastoral é «procurar as almas necessitadas de amor generoso e de direcção segura; procurar a Igreja para que seja verdadeiramente Igreja», isto é, Povo de Deus.