O Directório-Geral da Catequese compara a catequese a uma sinfonia, isto é, a um conjunto de muitos sons que, juntos, formam um maravilhoso trecho musical.
Nesta sinfonia entram vários elementos. Se estes estão presentes, a catequese torna-se numa iniciação à fé viva, explícita e activa. Dela nascem cristãos com fé adulta.
Há quatro sons essenciais, que passamos a enunciar.
Os quatro sons
O primeiro som desta sinfonia é a voz dos pastores. Por isso, há os catecismos com os conteúdos da fé, devidamente aprovados pelos sucessores dos apóstolos. São os bispos os primeiros catequistas da Igreja.
O segundo som é o testemunho da comunidade cristã que celebra a sua fé e a vive no quotidiano. A fé vive-se em comunidade. Os catequizandos necessitam de comunidades vivas onde se sintam felizes.
O terceiro som é o exemplo dos pais. A fé transmite-se sobretudo pelo contágio, que acontece nas famílias verdadeiramente cristãs. Será olhando para os pais que a gente nova se deixará seduzir por Cristo.
Quando existir esta bela sinfonia em vários andamentos, a catequese será uma verdadeira iniciação à vida cristã no mundo de hoje.
Fonte: Cavaleiro da Imaculada, n.º 942, setembro de 2012