A CATEQUESE DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES |
Na catequese escuta-se, aprofunda-se, anuncia-se e divulga-se a palavra de Deus, mostrando o caminho da fé, seguindo o exemplo dos discípulos de Jesus.
A catequese contribui para o conhecimento e encontro com Jesus promovendo o amadurecimento da fé. Através da catequese, e do conhecimento da palavra de Deus, pretende-se que a fé cresça e se difunda, pela comunidade. Esta é a missão que nos foi confiada pela Igreja, através do Espírito Santo, e para a qual nos sentimos chamadas a ser catequistas, colaborando na missão da Igreja na evangelização e em consonância com o pároco.
PORQUE É QUE SOMOS CATEQUISTAS
Dedicamo-nos com sentido de missão ao anúncio e proclamação da palavra, porque soubemos ouvir Jesus quando nos chamou para dar testemunho de fé.
Cremos na força do Espírito Santo, e respondemos à nossa vocação na Igreja católica, promovendo a iniciação cristã e o amadurecimento da fé nas crianças e Jovens da nossa comunidade.
OBJECTIVOS DA CATEQUESE
- Impulsionar a iniciação Cristã – encontro com Jesus.
- Testemunhar e aprofundar a fé – estimulando o gosto pelo conhecimento do Evangelho. - Chamar as crianças e jovens à comunidade Cristã – envolvendo a Catequese em actividades pedagógicas e lúdicas relacionadas com a vivência Cristã. - Envolver a família nos projectos da catequese – estimular o apoio e acompanhamento familiar
MEIOS QUE A CATEQUESE SE PROPÕE USAR
* Adequar os horários da catequese à vida quotidiana dos catequizandos, que são na totalidade 59.
Neste momento na nossa paróquia somos 9 catequistas.
* Adaptar os conteúdos dos catecismos às novas tecnologias e aos meios disponíveis;
* Promover a integração e coesão dos grupos, utilizando técnicas de grupo para promover o bem-estar e o auto conhecimento; * Utilizar actividades lúdicas, música, passeios, teatros, para divulgar a mensagem de Jesus, integrando desde cedo as crianças na comunidade cristã; * Promover o conhecimento e a interiorização da oração.
DIFICULDADES
Perceber as motivações que levam a maioria das famílias de hoje a preferir um mundo de diversas actividades, deixando para segundo plano, o encontro com Jesus, apesar de se considerarem cristãs.
|